A Cirurgia Oral é a especialidade médica com maior complexidade e nível de abrangência da Medicina Dentária.
Compreende o diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças, lesões e anomalias dos dentes, maxilares e estruturas anexas .
A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento de lesões dentárias, que tenham ocorrido por traumatismos ou por cáries.
A Dentisteria visa assim restabelecer ou melhor a estética e função dentária do paciente. As cáries são causadas pelas bactérias da placa bacteriana, que se alimentam de açúcares dos restos alimentares que ficam nos dentes. As bactérias produzem ácidos que vão dissolver e destruir o esmalte e as restantes estruturas do dente.
É a área da Medicina Dentária que trata as lesões e doenças da polpa e da raiz do dente.
A endodontia também dá pelo nome de desvitalização.
A Estética na Medicina Dentária conta com diferentes procedimentos clínicos que visam restaurar a harmonia, saúde e equilíbrio de cada sorriso. Permite assim corrigir situações como:
- Lesões por cárie;
- Dentes escurecidos ou extensamente restaurados;
- Fraturas ou desgastes;
- Rotações ou ligeiros maus posicionamentos;
- Fechar diastemas (espaços entre os dentes).
A Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária.
Tem vindo ao longo dos anos a assumir uma grande importância na área da prevenção, diagnóstico das doenças da cavidade oral (gengivite, periodontite) e na educação para a saúde oral.
Imagiologia médica usada na medicina dentária deve ser encarada como um meio de diagnóstico importante na abordagem de diferentes patologias contribuindo para sucesso ou insucesso do tratamento.
Oferece soluções de substituição de dentes, que se aproxima da nossa dentição natural.
Os implantes funcionam como raízes artificiais, feitas de titânio, que ao serem colocadas no osso de um dos maxilares, dão suporte às coroas, pontes ou próteses.
A oclusão dentária é a relação funcional que se estabelece entre os componentes do sistema mastigatório.
Compreende o diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças, lesões e anomalias dos dentes, maxilares e estruturas anexas . Este sistema inclui os dentes, as gengivas, o sistema neuromuscular, as articulações têmporo-mandibular e o esqueleto craniofacial.
Quando existem desvios, em relação à oclusão ideal, denominamos de má oclusão. Se os dentes estão desalinhados, eles não conseguem realizar as funções vitais e podem causar problemas de saúde.
Na Odontopediatria (consulta específica para crianças) procuramos contribuir para que o primeiro contacto com o dentista seja o mais agradável possível, para que, caso haja necessidade de fazer tratamentos, estes decorram da forma mais tranquila possível e se crie uma empatia entre o dentista e a criança.
É uma especialidade da Medicina Dentária que faz o diagnóstico, prevenção e o tratamento dos problemas das disfunções dento-faciais.
Como especialidade permite desenvolver a saúde e a estética do sistema estomatognático e uma harmonia facial.
É a área da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes: gengivas e osso alveolar.
É uma das doenças crónicas inflamatórias mais comuns no Homem, causada essencialmente por bactérias presentes na placa bacteriana.
A perda de estruturas dentárias provoca não só a diminuição das funções de mastigação, como também compromete a estética, afectando psicologicamente os pacientes.
Se o paciente perdeu os seus dentes naturais (todos ou só uma parte) as próteses removíveis totais ou parciais podem substituir a função e estética dos seus dentes.
As próteses removíveis, como o próprio nome indica, podem ser retiradas da boca com facilidade e quando o paciente desejar. Para ficarem mais estáveis, poderão apoiar-se nos restantes dentes naturais do Paciente ou, caso não os tenha, diretamente na sua gengiva. Trata-se de uma alternativa às próteses fixas, podendo ser inclusivamente utilizada para a substituição da totalidade dos dentes.
É uma neurotoxina que provoca o relaxamento dos músculos onde é aplicada. A sua aplicação nos músculos causadores de rugas de expressão, vai torná-los menos potentes e consequentemente estas rugas vão desaparecer. Este tratamento tem a duração aproximada de 6 a 8 meses e como todos os tratamentos temporários será necessário repeti-lo findo este tempo. Com a continuação os músculos tratados vão-se tornando cada vez mais relaxados e as rugas por eles causadas menos vincadas.
O Ácido Hialurónico é uma substância natural, que é produzida pelo nosso corpo, e que tem a capacidade de atrair e reter água. À medida que envelhecemos, o nosso corpo produz cada vez menos esta substância causando o aumento da flacidez e da desidratação da pele. O tratamento com esta substância, permite não só o preenchimento de rugas, como também devido à sua grande capacidade de reter água nos tecidos cutâneos, permite devolver a hidratação da pele dando-lhe um aspeto mais jovem e saudável. Este procedimento tem a duração de 8 meses a um ano, podendo em alguns casos durar mais tempo.
Este produto é aplicado quando há a necessidade de devolver volume significativo ao rosto, por exemplo após emagrecimentos rápidos e consideráveis. É um procedimento relativamente simples e com uma durabilidade de 24 a 36 meses.
São fios fabricados em polidioxanona (material utilizado nas suturas cardíacas). A aplicação destes fios na camada de gordura da pele, vai estimular o organismo a produzir elastina, colagénio e fibrina que vão devolver a firmeza à pele. Podem ainda ser utilizados para melhorar as definições do rosto e do nariz. Este tratamento, embora considerado temporário, é bastante duradouro podendo os seus benefícios ser notados até 18 meses após a colocação inicial.
São fios produzidos em polidioxanona, mas que ao contrário dos fios de sustentação que são dentados para devolver a firmeza à pele, estes são lisos e permitem a estimulação de colagénio e elastina em zonas do corpo onde a pele se tornou enrugada e sem vida. Permitem de um modo natural devolver volume e elasticidade à pele. Tal como nos fios de sustentação, este tratamento pode durar até 18 meses.
A Mesoterapia utiliza microinjeções de produtos como vitaminas e extratos de plantas, entre outros. Permite revitalizar a pele pela estimulação de produção de colagénio, assim como disfarçar manchas acastanhadas, papos nas olheiras e até mesmo rugas finas que vão aparecendo com o tempo. É um tratamento que deve ser feito no mínimo em 5 sessões com intervalo de 15 a 20 dias e deve ser repetido 2 vezes por ano para manter os efeitos luminosos na pele.
É um procedimento indolor que melhora a textura da pele. Consiste na remoção da camada externa da pele, tornando-a sedosa e com aspeto saudável. Deve ser feito duas vezes por ano e por vezes tem de ser aplicado em 2 sessões dependendo do estado da pele.
É um procedimento simples através de microinjeções de Ácido Hialurónico não reticulado que permite uma hidratação profunda da pele. Para manter o aspeto hidratado e saudável deverá ser feito de 6 em 6 meses.
Dermatologia é a especialidade médica-cirurgica que visa o diagnóstico e tratamento de doenças da pele, mucosas, cabelo e unhas, assim como tratamento do envelhecimeto cutâneo.
Especialidade que visa a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas e doenças do sistema imunitário, podendo atingir órgãos como a pele, o nariz, os brônquios e os olhos.
Tem como um dos objetivos aumentar a qualidade de vida do indivíduo.
A Medicina Geral e Familiar é por excelência a especialidade onde tudo começa, pois aborda todos os problemas de saúde - especialmente numa fase precoce -independentemente da idade, sexo, ou quaisquer outras características da pessoa.
A nutrição é a ciência que se dedica à avaliação das necessidades nutricionais e ao planeamento alimentar em situações específicas. Na CPE Clínicas, a nutrição clínica é uma das principais áreas de intervenção, dedicada, mais habitualmente, a casos como: excesso de peso e obesidade, défice de peso, correção de desequilíbrios alimentares, apoio nutricional nas doenças do comportamento alimentar, apoio nutricional nas doenças gastrointestinais, apoio nutricional nas doenças cardiovasculares, por exemplo hipertensão arterial, apoio nutricional nas doenças oncológicas.
A nutrição é uma das principais formas de prevenir antes de remediar, cuidar do que come é cuidar da sua saúde.
A Oftalmologia tem como objectivo a avaliação da saúde ocular nas vertentes da visão e sua patologia associada.
O diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes condições clínicas, que podem afetar a visão estão dentro desse objectivo.
A catarata, o glaucoma, a diabetes, as alterações relacionadas com a idade, a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo estão entre os exemplos das áreas de dedicação da Oftalmologia.
Na CPE a Ortopedia é considerada a especialidade do movimento.
O Ortopedista não trata somente o trauma e suas sequelas, mas também as doenças do foro ortopédico na infância, juventude, idade adulta e terceira idade.
A Otorrinolaringologia abrange diretamente a audição e a linguagem, a respiração e a fonação em estreita ligação com o cérebro e com os órgãos contíguos como os pulmões o esófago e o estômago influenciando-se mutuamente.
Especialidade médica que promove a saúde, desde o nascimento, até ao jovem de 18 anos, acompanhando a pessoa na sua globalidade, inserida na família e sociedade.
Controla o crescimento e a evolução do desenvolvimento psicomotor.
Orienta a alimentação e suas particularidades.
Promove as vacinas, referentes ao Plano Nacional de Vacinação, as extra plano e as do viajante.
Pneumologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de todas as doenças respiratórias, bem como ao rastreio e prevenção das mesmas.
A Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica baseia-se na nova relação que vai ser estabelecida entre o Paciente e o Psicoterapeuta. Pressupõe uma tomada de consciência de diversas emoções, conflitos e mecanismos de defesa, uma maior perceção do Eu e consequentemente um auto conhecimento mais profundo e genuíno.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas.
Neste contexto a comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e à produção da linguagem oral e escrita, bem como as formas adequadas de comunicação não verbal.
O campo de acção da Terapia da Fala inclui a prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação de diversas alterações da comunicação humana, nomeadamente relacionadas com:
- Linguagem
- Articulação
- Fluência
- Voz
- Deglutição / Mastigação
- Leitura e Escrita
Se tem tendência à depressão, ansiedade, insónia ou stress a ACUPUNCTURA poderá ter ser a solução para si.
Dores crónicas ou agudas são tratadas com muita eficácia desde o primeiro tratamento, sejam elas enxaqueca, ciática, tendinite, artrite, menstruais, etc.
A Acupunctura trabalha em simultâneo com outras especialidades para dar uma melhor resposta, em doenças como a gastrite, obstipação, asma, sinusite, hipertensão, diabetes, celulite, tonturas e todas as outras doenças que necessitam de cuidados de saúde.
Com a acupunctura distal, conseguimos alivio imediato da dor sem tocar na zona afetada.
A Fisioterapia presta cuidados a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restituir o máximo de movimento e capacidade funcional ao longo de todo o ciclo de vida. Isto incluí a prestação de serviços onde o movimento e a função estão comprometidos pelo envelhecimento, lesão/trauma, doença ou fatores ambientais. O movimento funcional é central para o significado de uma vida saudável.
Começamos por afirmar que a Osteopatia é uma área da Saúde e que não se trata de uma medicina alternativa, nem de uma série de técnicas desconectadas de uma ideia de conjunto, que não pode ser aplicada fora de um plano de tratamento global osteopático.
Trata-se pois, de uma disciplina terapêutica e de um conjunto de saberes específicos baseados em:
Se está a correr por diversão, fitness ou mesmo para uma maratona, vai colocar os seus pés sob grande stress e impacto. Em média coloca seis vezes o peso do seu corpo através de cada pé durante a execução, o que pode originar eventuais problemas.
Cada corredor tem um tipo de apoio plantar. O tipo pronador, o neutro e o supinador. A pronação é um movimento fisiológico do pé que tem como principal papel dissipar as cargas que o pé sofre, mas também faz a adaptação do pé às irregularidades do solo. Quando este movimento é feito em excesso ou defeito, pode originar lesões.
O exercício físico surge como uma ferramenta fundamental tanto para a prevenção como para a minimização de vários fatores de risco. Assim, a promoção de hábitos de estilo de vida saudáveis é uma valência fundamental da Medicina atual.
Esta consulta destina-se a quem pretende iniciar o exercício físico, a praticantes ocasionais ou regulares, bem como a atletas federados (a quem será fornecido um impresso oficial do IPDJ para fins federativos se solicitado).